segunda-feira, 8 de setembro de 2014

                                   
                                       Galera vamos testar nossos conhecimentos?

                           https://www.youtube.com/watch?v=M57XiKylWAE

A partir dos quatro anos toda criança deve estar matriculada na escola. É dever dos pais matricular seus filhos. A lei nº 12.796/2013 torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade. Porém muitas crianças não podem se beneficiar desse direito por não haver vagas nas escolas, cabe aos nossos governantes tomar medidas para fazer valer esse direito.

domingo, 7 de setembro de 2014

11/11/2013 22h50 - Atualizado em 11/11/2013 22h50

Lei garante inclusão de educação

 


financeira nas escolas de Manaus


Educação financeira se tornará tema transversal na grade curricular.
Além do ensino fundamental, temática será explanada na educação infantil.

Adneison SeverianoDo G1 AM

Método militar é aplicado na escola de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Tema deverá integrar grade curricular de escolas
municipais (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
A educação financeira se tornará tema transversal na grade curricular das escolas públicas da rede municipal de ensino deManaus. A Lei nº 1787/2013, que institui a inclusão da temática, já foi aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e sancionada pela Prefeitura.
A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (8) e entrou em vigor na mesma data. Conforme o decreto, cabe à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a definição da metodologia de introdução do tema no currículo.

escolar.http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/11/lei-garante-inclusao-de-educacao-financeira-nas-escolas-de-manaus.html                                                                                                                                                                      



       

Mais de 18 mil escolas públicas fazem a escolha do livro didático

Educação básica

Número representa 93,3% do total de instituições que oferecem ensino médio no País
por Portal BrasilPublicado02/09/2014 19:03
Mais de 18 mil escolas públicas do ensino médio fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por seus alunos a partir de 2015. Esse número representa 93,3% do total de escolas que oferecem nível médio no País. O prazo para a escolha nesta edição do programa de acesso ao livro didático escolar terminou na última segunda-feira (1º).
“O percentual deste ano superou a última escolha do ensino médio, em 2012, que ficou em 88%, e a escolha do ano passado, referente aos anos finais do ensino fundamental, que atingiu 89%”, afirma a coordenadora-geral dos programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.
Em alguns estados, quase a totalidade das escolas efetuou a escolha, a exemplo do Ceará (99%), Distrito Federal (98%), Alagoas (97%) e Mato Grosso do Sul (97%). Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 80%, como Roraima (78%), Mato Grosso (78%), Amazonas (74%) e Amapá (56%).
Nesta edição foram selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.
Próxima etapa
Após a escolha, o próximo passo é trabalhar os dados sobre os pedidos feitos em todo o País. Em seguida, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado.
A previsão é de comprar cerca de 90 milhões de exemplares em benefício de 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação. 
Sobre o programa
O principal objetivo do programa de acesso ao livro didático escolar é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.
Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
Neste ano é a primeira vez que a disciplina de ‘arte’ participa do programa, o que representa um ganho significativo para as escolas do ensino médio.                 
http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/09/mais-de-18-mil-escolas-publicas-fazem-a-escolha-do-livro-didatico                                                                          

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

31/08/2014 - 09:32

Brasil é o país com mais violência contra professores

12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação
Créditos: Divulgação/internetPesquisa global com 100 mil professoresPesquisa global com 100 mil professores
Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio - alunos de 11 a 16 anos - põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.
Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

Valorização
O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem, também revelou que apenas um em cada dez professores, 12,6%, no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.
O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.
Já na Malásia, 83,8% dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

Satisfação profissional
A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.
A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.
cometário:O Brasil é um dos países que os professores sofre de violência e falta de valorização, por  isso que vem diminuindo profissionais nessa área,as pessoas tem medo pois ouve nas notícias e nas escolas mesmo o quanto somos desqualificados,mas precisamos lutar pra mudar esse conceito é uma luta difícil mas se todos lutarmos conseguiremos o nosso espaço e o nosso respeito. 

Prazo para escolha de livros didáticos termina nesta segunda (1º)

Ensino médio

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem fazer suas opções pela internet, no sistema eletrônico do FNDE
por Portal BrasilPublicado31/08/2014 09:00
Divulgação/EBCSeleção deve ser realizada, via plataforma on-line, por professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Seleção deve ser realizada, via plataforma on-line, por professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Mais de 10 mil escolas públicas de ensino médio já fizeram a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por seus alunos a partir do próximo ano. O prazo segue até segunda-feira (1ª).
Segundo informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), outras 8.560 escolas em todo o Brasil ainda devem fazer o procedimento. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos devem fazer suas opções pela internet, no sistema eletrônico do FNDE.
Em alguns estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o percentual de escolas que já concluíram a escolha ultrapassa a marca de 70%. Outras unidades, no entanto, apresentam índices abaixo de 50%. 
A novidade para este ano é em relação as coleções que se diferenciam em dois tipos de composição: no tipo 1 estão inseridas obras multimídias compostas por livros digitais e livros impressos; no tipo 2 são obras impressas compostas por livros impressos e PDF.
Entre as obras selecionadas e aprovadas são recorrentes temas como educação juvenil livre de preconceitos, discriminação e violência. Todas as disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar, com métodos de aprendizagem voltados também para cultura e ciência.
Devem ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE comprará as obras da outra opção.
Guia didático
Para que os professores possam escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O Guia apresenta livros selecionados e articulados sob diferentes parâmetros conceituais e teóricos de forma a proporcionar diversas opções aos professores, respeitando os projetos pedagógicos de cada escola.
Aquisição
Após trabalhar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado.
A previsão é de comprar cerca de 90 milhões de exemplares em benefício de 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros do ensino fundamental para reposição e complementação.
Sobre o programa
O principal objetivo do programa de acesso ao livro didático escolar é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.
Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
Neste ano é a primeira vez que a disciplina de ‘arte’ participa do programa, o que representa um ganho significativo para as escolas do ensino médio.


http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/08/prazo-para-escolha-do-livro-didatico-termina-nesta-segunda-1