segunda-feira, 1 de setembro de 2014

31/08/2014 - 09:32

Brasil é o país com mais violência contra professores

12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação
Créditos: Divulgação/internetPesquisa global com 100 mil professoresPesquisa global com 100 mil professores
Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio - alunos de 11 a 16 anos - põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas.
Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

Valorização
O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem, também revelou que apenas um em cada dez professores, 12,6%, no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%.
O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade.
Já na Malásia, 83,8% dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%.

Satisfação profissional
A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.
A conclusão da pesquisa é de que os professores gostam de seu trabalho, mas "não se sentem apoiados e reconhecidos pela instituição escolar e se veem desconsiderados pela sociedade em geral", diz a OCDE.
cometário:O Brasil é um dos países que os professores sofre de violência e falta de valorização, por  isso que vem diminuindo profissionais nessa área,as pessoas tem medo pois ouve nas notícias e nas escolas mesmo o quanto somos desqualificados,mas precisamos lutar pra mudar esse conceito é uma luta difícil mas se todos lutarmos conseguiremos o nosso espaço e o nosso respeito. 

5 comentários:

  1. Hoje os valores estão estão mudados, não se sabe mais o que é respeito, e isso começa em casa, e reflete na escola.

    ResponderExcluir
  2. O índice de violência está muito alto, chega a dar medo. Realmente Ivanir Miguel, os valores estão sendo perdidos em casa e principalmente na escola. O que devemos fazer para mudar isso?

    ResponderExcluir
  3. Vamos mesmo lutar para mudar esse conceito Bruna Bru!

    ResponderExcluir
  4. Meninas,

    Esse tema vai dar bastante discussão em sala! Vamos falar um pouco sobre isso no próximo bimestre.

    Mais do que procurar culpados, precisamos buscar soluções, certo?

    ResponderExcluir
  5. Que situação triste não? Não dá nem para imaginar por onde começar a pensar em mudança, em um problema que começa simultaneamente em vários aspectos. Base familiar: Cadê Você? Podemos fazer um trabalho de formiguinha mas se houvesse participação familiar creio que seria mais fácil.

    ResponderExcluir